sábado, 17 de setembro de 2011

Parapan de Guadalajara 2011




















De 12 a 20 de novembro de 2011 acontecerão os Jogos Parapanamericanos de Guadalajara. Fui ao Parapan de 2007 no Rio de Janeiro e me emociono só de lembrar. Foram 16 países participando e a cada jogo que assistia a superação imperava. Fantástico!

Os Jogos Parapanamericanos são um evento multidesportivo para pessoas com deficiência. Da mesma forma que a Paraolimpíada se baseia nas Olimpíadas, o Parapanamericano são realizados com base nos Jogos Panamericanos. Sua origem vem dos Jogos Pan-Americanos para Paraplégicos em Winnipeg, Canadá em 1967 no qual 6 países competiram em esportes de cadeiras de rodas. Os jogos das cadeiras de rodas se realizaram a cada 2 ou 4 anos até 1995, quando ocorreu a realização de três eventos simultâneos na Argentina: os Jogos Panamericanos de Cadeira de Rodas, em setembro na cidade de Buenos Aires; os Jogos Panamericanos para Cegos, em novembro, também em Buenos Aires; e os Jogos Panamericanos dos Deficientes Mentais, em dezembro em Mar del Plata.

Os primeiros Jogos Parapan-Americanos formais realizaram-se em 1999 na Cidade do México com a participação de 1.200 atletas de 20 países, que competiram em 4 esportes: atletismo, natação, basquete e tênis de mesa.

Os Jogos Parapan-Americanos de 2007 foram realizados pela primeira vez na mesma cidade dos Jogos Pan-Americanos, o Rio de Janeiro. Como as demais competições internacionais os jogos Parapanamericanos acontecem a cada quatro anos.

Nos jogos de Guadalajara 2011 serão incluídas quatro modalidades no programa dos Jogos e ao todo, 14 modalidades farão parte do programa: atletismo, natação, halterofilismo, tiro com arco, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 7, ciclismo, futebol de 5, goalball, judô, tênis, tênis de mesa e vôlei sentado.

Todas as provas do Parapan serão classificatórias para as Paraolimpíadas de Londres 2012.

Pela segunda vez na história os Jogos Parapan-Americanos serão realizados na mesma cidade e nas mesmas instalações dos Jogos Pan-Americanos. A primeira foi em 2007, no Rio de Janeiro. Antes, o Parapan teve duas edições: a primeira em 1999, na Cidade do México, e a segunda em Mar Del Plata, na Argentina, em 2003.


A equipe brasileira que disputará o Parapan de Guadalajara já foi convocada e se você quiser conhecer é só clicar no link abaixo:



http://www.cpb.org.br/comunicacao/noticias/CONVOCAOPARAPANGUADALAJARA2011_PUBLICAO.pdf