quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Mais um livro interessante


Vendo vozes: Uma viagem ao mundo dos surdos

Autor: Oliver Sacks


"O que é necessário [...] para nos tornarmos seres humanos completos? O que denominamos nossa humanidade dependerá parcialmente da linguagem? O que acontece conosco se não aprendermos língua alguma? A linguagem desenvolve-se de um modo espontâneo e natural ou requer contato com outros seres humanos?"
Numa fascinante incursão pelo universo dos surdos, Oliver Sacks procura responder a questões como essas. Sua preocupação não é simplesmente apresentar ao leitor a condição daqueles que não conseguem ouvir. Acompanhando a história, os dramas e as lutas dessas pessoas, o leitor será levado a olhar para o seu próprio cotidiano de um modo inteiramente novo. Será capaz de ouvir, nos sons da linguagem, um pequeno milagre que se repete cada vez que uma nova sentença é proferida.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

FILMES

Agora vamos socializar informações sobre filmes interessantes que tratam de diferença e diversidade. As informações foram retiradas do site da UNISC - Universidade de santa Cruz do Sul - Núcleo de Apoio Acadêmico. Aproveitem!!!

A história de Brooke Ellison



Um grave acidente deixa a jovem Brooke Ellison tetraplégica. Mas sua incansável vontade de viver e se superar não só a leva de volta à escola como também à universidade, onde se forma com louvor.
Drama biográfico baseado na vida de Brooke Ellison, que ao lado de sua mãe Jeane escreveu um livro em que conta sua história


Filme: A Casa
Um grupo de mulheres com deficiência mental falam de suas vidas e memórias através de desenhos que serão transformados em animações criadas pela diretora Vivienne Jones. Um grupo de artistas. Um filme de Eija-Liisa Ahtil.


Filme: A chave de casa


Um jovem que possui deficiências físicas e psicológicas devido a problemas no parto precisa ir anualmente a um hospital de Berlim. Numa destas viagens seu pai o acompanha, na tentativa de se aproximar dele. Com Charlotte Rampling


Filme: A cor do Paraíso


Filho espera o pai vir buscá-lo para as férias, numa escola especial para crianças cegas. O pai no entanto fica relutante em levá-lo para casa, por pensar que isso poderá atrapalhar suas pretensões de se casar de novo.


Filme: After Life

Relação entre uma moça com síndrome de Down e seu irmão.




Filme: Além dos meus olhos

Após alguns anos de casados, James e Ethel, que são cegos, cobrem que não podem ter filhos. quando decidem adotar uma criança, têm que enfrentar uma série de barreiras legais e provar que são capazes de cuidar de alguém.

Filme: A maçã


Trata do isolamento social de duas meninas gêmeas filhas de uma mãe cega e de um pai muito velho que para ganhar a vida vive pela aldeia rezando.


Filme: A música e o silêncioFilme: A Música e o Silêncio

É a história de Lara, menina que renuncia a tudo o que mais gosta na vida para tomar conta de seus pais, surdos-mudos. Na adolescência Lara revê sua tia Clarissa, uma bem sucedida clarinetista de Jazz. Lara apaixona-se pela música e decide dedicar-se de corpo e alma aos estudos do instrumento musical. Anos mais tarde, já uma bela mulher, Lara prepara-se para entrar no conservatório de Berlim, quando conhece Tom, o homem que vai dar novo sentido a sua vida.

Filme: Amargo regresso

Um capitão das forças armadas americana vai lutar no Vietnam e sua mulher decide servir como voluntária em um hospital para veteranos. Lá ela encontra um antigo colega da faculdade, agora um soldado paraplégico, e apaixona-se por ele.



Filme: A pessoa é para o que nasce

Três irmãs, cegas de nascença e cantoras, encontram o seu estar no mundo na música,cantam pelas ruas da cidade a fim de complementar a renda familiar, sustentada pela mísera aposentadoria.


Filme: "A procura de Mr. Goodbar"


Baseado no best seller de Judith Rossner, "A procura de Mr. Goodbar" tem como atriz principal Diane Keaton, que faz o papel de uma mulher reprimida sexualmente que de dia dá aulas como professora de crianças surdas, e à noite procura o prazer nos braços de homens desconhecidos. O talento de Diane Keaton mantém nossa atenção sobre o filme que foi indicado ao Oscar em 1978. O filme marcou também o primeiro trabalho substancial de Richard Gere e de Tom Berenger.

Filme: Asas da liberdade



Um ex-combatente do Vietnam é internado depois de um surto psicótico. Durante o tannse, ele recorda sua vida pobre e sonha ser um pássaro. Ganhou Prêmio Especial do Júri em Cannes.



Filme: Belinda

História de uma mulher surda, estrelada por Jane Wyman, que ganhou o Oscar.

Filme: Benny e Joon - corações em conflito


Benjamin "Benny" Pearl (Aidan Quinn) é um mecânico que cuida da sua irmã, Juniper "Joon" Pearl (Mary Stuart Masterson), uma jovem com problemas mentais. Joon vai à loucura quando, por ter perdido em um jogo, se vê obrigada a tomar conta de um excêntrico jovem, Sam (Johnny Depp), que parece ser a reencarnação de Buster Keaton. Mas Sam, com seu jeito peculiar, irá transformar muito a vida deles. Joon se apaixona por Sam, e pela primeira vez Benny se vê com ciúme da irmã, com medo de perdê-la.

Filme: Bicho de sete cabeças


Conta a história de Wilson e seu filho Neto, que possuem um relacionamento difícil. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que o submete.

Filme: Blink - num piscar de olhos


Mulher faz cirurgia para recuperar a visão, porém passa a enxergar tudo com um dia de atraso.


Filme: Carne trêmula


Uma briga de casal acaba em troca de tiros com a polícia, um dos policiais é baleado e fica paraplégico. O homem que atirou é preso e o ex-policial torna-se um jogador de basquete famoso. Ao sair da prisão, o jovem quer vingança e aproxima-se da mulher do ex-policial.

Filme: casamento proibido


Hedir, paraplégico desde os 15 anos, foi impedido pelo bispo de casar-se na Igreja Católica em função de uma lei do Vaticano de 1084, segundo a qual um homem precisa ser capaz de copular para poder casar.

Filme: castelo de gelo


Patinadora adolescente é descoberta por famosa treinadora, que transforma a garota em campeã mundial. No auge da fama, ela sofre acidente, que a deixa cega, tendo de recomeçar do zero, com a ajuda do namorado.

Filme: Cegos, surdos e loucos


Dois amigos, um cego e o outro surdo, são as únicas testemunhas de um assassinato. Enquanto a polícia acha que eles são os culpados, os verdadeiros assassinos os perseguem.

Filme: Código para o inferno


Após descobrir a senha que dá acesso a um programa secreto do governo americano, um garoto autista (Simon Linch) tem seus pais assassinados e passa a ser perseguido. Sua única chance de escapar é contando com o apoio de um agente do FBI (Arthur Jeffries), que decide protegê-lo e desvendar o caso.

Filme: Como uma borboleta


Przemek teve paralisia cerebral ao nascer. Sua capacidade de comunicação ficou totalmente comprometida até que teve acesso à linguagem BLISS e revelou sua capacidade de expressão.


Crianças Invisíveis


Uma série de curtas mostrando a dificuldade das crianças em sobreviver ao enfrentar a realidade das ruas.Seja coletando sucata nas ruas de São Paulo ou roubando para viver em Nápoles e no interior da Sérvia, os filmes são protagonizados por personagens infantis que lidam com uma dura realidade, na qual crescer muito cedo acaba sendo a única saída

Livros relacionados à Diferença e Diversidade

Bem, para iniciar 2009, resolvi socializar informações sobre livros interessantes que tratam de diferença e diversidade. As informações foram retiradas do site da UNISC - Universidade de santa Cruz do Sul - Núcleo de Apoio Acadêmico. Aproveitem!!!







A CEGUEIRA E O SABER

Autor: Affonso Romano de Sant'Anna
Nas seis primeiras crônicas, que dão título ao livro, o autor seleciona lendas, mitos e textos literários sobre o "intrigante tópico da cegueira e do (não) saber", como o Ensaio sobre a cegueira, de Saramago, Em terra de cego, conto de H. G. Wells, A carta roubada, de Poe, A nova roupa do imperador, de Andersen, entre outros, para apresentar os vários aspectos do ver e do não-ver – a cegueira como uma praga temporária, a visão arrogante que não enxerga o óbvio, o pacto social em torno do não-ver, a sabedoria que ilumina a vida interior, o desafio de ver o mundo com novos olhos.

Cadê a Síndrome de Down que estava aqui ? O gato comeu!

Lucio, filho de Lurdinha, nasceu com síndrome de Down. Esta anomalia genética, a trissomia do cromossomo 21, é comumente associada à deficiência mental. Neste livro, as autoras adotam uma visão diferente. Descrevem as ações de Lurdinha procurando mostrar que pessoas com síndrome de Down podem desenvolver-se de modo muito próximo ao da normalidade. O livro emociona, propõe questionamentos, indica alternativas. Traduz indignação ante o preconceito e luta contra ele, ao mesmo tempo que traz a esperança de bani-lo pela demonstração de que a deficiência mental na síndrome de Down é socialmente construída.

Criança Genial

A ONG promove a interação entre crianças e adultos deficientes e não-deficientes através de atividades lúdicas, materiais (como histórias e vídeos) e palestras e eventos. Desde maio de 2004 a ONG já produziu um kit com CD e dois livros infantis em braile e datilologia - o alfabeto dos surdos -, dois DVDs (com a história de uma menina surda e sobre bailarianas em cadeiras de rodas), além de livros para colorir com personagens deficientes. Desenvolve também palestras em escolas, universidades e empresas. Há mais de um ano a Vez da Voz percorre o país com eventos, como nos shoppings Parque D. Pedro (Campinas), Penha (São Paulo) e Tivoli (Santa Bárbara d'Oeste).

A Doce Sinfonia de seu Silêncio – Editora O Nome da Rosa

O que é realmente dar a volta por cima e batalhar pela vida? Este é o livro de uma mulher apaixonada, sofrida, feliz, madura: um romance real. Luciana desvenda suas intimidades, seus sonhos e fantasias, suas emoções e sensações, o despertar de sua sexualidade antes adormecida, a descoberta do amor, mostrando que, mesmo deficiente, atingiu a plenitude de ser mulher.

Atividade Física Adptada - Editora:Aladim
Autora: Márcia Greguol Gorgatti e Roberto Fernandes da Costa

São dezenas de milhões de brasileiros com condições especiais de saúde, locomoção ou percepção. No entanto, poucos entre esses sequer sabem que podem se beneficiar com programas específicos de exercícios. Nesse contexto, a obra Atividade Física Adaptada – qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais chega para mostrar que a prática física, quando bem orientada, pode ser muito proveitosa para esses indivíduos.

A Inserção da Pessoa com Deficiência no Mundo do Trabalho: o Resgate de um Direito de Cidadania

De autoria dos auditores fiscais do Trabalho Lucíola Rodrigues Jaime e José Carlos do Carmo, da Delegacia Regional do Trabalho no Estado de São Paulo DRT/SP, é um texto técnico da melhor qualidade, permeado dos aspectos humanos que envolvem o tema abordado. Apesar de já contarmos com várias publicações relacionadas às pessoas com deficiência, elel preenche uma lacuna, explicitando aspectos importantes da camada Lei de Cotas, que obriga as empresas a reservarem parte de seus postos de trabalho para estas pessoas O livro aborda pontos que têm sido motivo de dúvidas e interpretações equivocadas, como, por exemplo, quais empresas estão enquadradas nesta obrigatoriedade, qual o número de vagas a serem preenchidas, qual o conceito legal de pessoa com deficiência e reabilitada profissionalmente, onde encontrá-las, como age a DRT/SP nos casos de irregularidade, qual o valor da multa pelo não cumprimento da cota.


A Invenção da Surdez – Editora Edunisc
Autoras: Adriana da Silva Thoma e Maura Corcini Lopes

É um livro que busca abranger temas como a educação especial, a natureza educável do surdo, o lugar da cultura surda, a cultura surda e a inclusão no mercado de trabalhos, além de falar da língua de sinais na educação dos surdos, as práticas de letramento para os surdos desde a pré-escola e assim fazer uma análise sobre a surdez e a psicanálise.


A nova LDB e a Educação Especial – WVA Editora
Autora: Rosita Edler Carvalho

Texto indispensável para entender a LDB. Discute de forma objetiva e abrangente a nova lei em relação à inclusão de estudantes com deficiência na escola regular.



A Revolução sexual sobre rodas
– Editora O Nome da Rosa
Autor: Fabiano Puhlmann

O autor, com a intenção de diminuir o medo, a vergonha e o isolamento afetivo e sexual a que muitos deficientes físicos se condenam, esclarece neste livro as principais dúvidas sobre tratamentos, recursos e atitudes a serem mantidas para uma sexualidade livre e prazerosa depois da deficiência física. Tratando também da inclusão social, este livro ajuda o deficiente físico a resgatar a vida, a autonomia, o afeto e o erotismo esquecido.

A Saga de um Campeão

- Editora Gente
Autor: Lars Grael

Três anos após o acidente em Vitória, um dos maiores expoentes do iatismo brasileiro, Lars Grael, conta toda sua trajetória em A Saga de um Campeão. A obra é mais do que um panorama dos caminhos do esporte brasileiro, é um retrato de um ser humano convicto e apaixonado pelo esporte e pela vida. A história do iatismo no Brasil e a saga da família Grael, a luta pela reabilitação, os exemplos de superação de deficientes físicos, a importância do esporte para a cidadania. Tudo isso foi reunido pelo atleta que é a personificação da garra e determinação de um ser humano.


Atividade Física Adaptada
Caminho das Letras
Autoras: Izabel Neves Ferreira, Mara Monteiro da Cruz

Este livro discute a complexidade da alfabetização e a urgência de se repensar a prática pedagógica na aprendizagem da escrita. A partir da perspectiva construtivista e dos estudos da psicogênese da língua escrita, as autoras pesquisaram o processo de aquisição da escrita em pessoas com dificuldades de aprendizagem e também identificaram as características desta construção nas pessoas portadoras de deficiência mental. Articulando a teoria e a prática da sala de aula, explicam, em detalhes, uma proposta pedagógica inovadora para o ensino da escrita a pessoas com necessidades educativas especiais, apontando caminhos metodológicos alternativos com o uso da informática educativa, ilustrando com numerosos exemplos.


Coleção Meu Amigo Down
- Editora: WVA
Autora:Cláudia Werneck

Em casa, na rua, na escola As histórias são narradas por um menino que não entende por que seu amigo com síndrome de Down enfrenta situações tão delicadas.


De corpo e alma
– Editora Sinodal
Orgs.:Vera Beatris Walber - Sharlene Leber - Meike Jacobs - Matthias Binder

Aborda o tema da sexualidade no convívio com pessoas com deficiência mental, coloca proposições bem concretas e práticas, incluindo assuntos controversos ligados à sexualidade. Suas considerações são articuladas a partir do referencial orientador da fé cristã, e o diálogo com as ciências humanas propicia consistência e abrangência ao material. De forma que ele não só encontrará especial atenção nos contextos das comunidades de fé, mas em todos os outros contextos comunitários, de convivência, educacionais e sociais.

Deficientes- Ainda um Desafio para o Governo e para Sociedade

- Editora LTR Cultura
Autor: Dr. Pedro de Alcântara Kalume

O tema central deste estudo, como o próprio título indica, concentra-se na habilitação, na reabilitação profissional e na reserva de mercado de trabalho que convenções internacionais, a Constituição Federal e leis ordinárias, em vigor no país, asseguram aos portadores de deficiência. Objetivo, de igual forma, chamar a atenção para soluções precipitadas ou para decisões unilaterais (muito freqüentes nos dias atuais) que só podem criar outras situações problemáticas e que, decididamente, na maioria das vezes, deixam de trazer alternativas mas adequadas à inclusão social e econômica dos deficientes e mais consentânea com sua inserção definitiva no mercado de trabalho.


Direitos das pessoas com deficiência. Garantia de igualdade na diversidade
WVA Editora
Autora: Eugênia Augusta Fávero

Guia completo com perguntas e respostas, além de comentários aos crimes previstos na Lei 7.853/89. "Eugênia Fávero, representando o Ministério Público, tem sido parceira incondicional da sociedade civil no âmbito da inclusão de pessoas com deficiência. Este livro é como a autora: didático, profundo, instigante e corajoso, de tal forma que ao leitor não restarão dúvidas sobre a constitucionalidade, a viabilidade e a prática da inclusão. Com ela, temos aprendido a utilizar o ordenamento jurídico brasileiro e as convenções internacionais para sustentar ações de militância e de articulação ético-política pró-inclusão. Eugênia demonstra, como ninguém, porque a legislação brasileira é a favor da educação inclusiva".

Do Outro Lado do Sol
– Editora O Nome da Rosa
Autora: Kátia Yuriko Ito

Em pleno auge de sua juventude, cursando Medicina, vivendo intensamente seus sonhos, projetos e amores, Kátia Ito teve seu futuro promissor interrompido
por um “acidente” tão rápido quanto inexplicável: um angioma cerebral, que danificou seriamente o lado esquerdo do cérebro. Conseguiu se formar em fonoaudiologia, Comércio Exterior e ainda trabalhar com êxito nessas áreas mesmo após ter perdido boa parte dos seus neurônios, da capacidade cognitiva e dos seus movimentos.


D’Vagar si não Aleija
- Editora Insular
Autor: Chiko Kuneski

Falar da deficiência física com muito bom humor, sem preconceito, pieguice ou exortação, mostrando que não é “tão triste assim” ser um deficiente físico. Essa é a proposta do livro “D´vagar si não aleija”, do jornalista catarinense Chiko Kuneski, 39 anos. Através da linguagem direta da crônica, o jornalista faz sua estréia na literatura reportando um lado pouco conhecido da deficiência: o divertido. São relatos de episódios que mostram que a vida do portador de deficiência não é apenas de sofrimento e superação. As historias, algumas ouvidas e outras protagonizadas pelo autor, mostram o portador de deficiência física em atividades rotineiras na vida de qualquer pessoa, como estudar, trabalhar, viajar, dirigir, dançar e até fazer sexo. A diferença é que todas acabam tendo o seu lado divertido.